ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PM entrou em confronto com índios em Sidrolândia

Redação | 20/10/2009 16:17

A entrada de policiais militares hoje em uma das 3 fazendas ocupadas desde sábado pelos índios terena de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti foi estopim para confronto na região entre índios e PM na manhã desta terça-feira.

O confronto, com uso de gás e balas de borracha, provocou conflito também entre instituições. Como a questão indígena é responsabilidade da Polícia Federal e também porque havia uma acordo para a desocupação da área, formalizado com a Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

Apesar do prazo para que as famílias deixassem as fazendas até às 10 da manhã desta terça-feira, com compromisso de que os produtores pediriam a agilização dos estudos para demarcações, a PM foi até o local e revoltou os indígenas, reclama o administrador da Funai na Capital, Joãozinho da Silva.

Na versão do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, depois de uma "visita de rotina" à propriedade 3R, os PMs foram cercados por um grupo de 40 índios, "já quando deixavam a fazenda". Ele conta que os terena exigiram que os policiais entregassem viaturas e as armas.

As duas equipes da PM que estavam no local se negaram, o que gerou confronto com gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os índios, diz Jacini.

"O que queremos é que preservem o direito de ir e vir e o de propriedade", alegou Jacini. Tanto Funai, quanto Sejusp, garantem que não há feridos.

Desde o impasse desta manhã, a cúpula de segurança está realizando uma reunião na sequência da outra para aparar arestas entre as instituições envolvidas nessa questão e tentar evitar novo confronto na região, além de negociar a retirada das famílias das fazendas.

Neste momento, um delegado da Polícia Federal e o ex-administrador da Funai, Jorge das Neves, seguem de helicóptero para Sidrolândia para conversar com lideranças indígenas. Policiais também estão o local.

Os protestos do índios terena de Sidrolândia se intensificaram a partir do dia 6 de outubro, quando dois grupos fecharam acessos a Campo Grande, com bloqueio das BRs.

O tráfego só foi liberado depois de negociação com representantes do Ministério Público Federal e Funai.

No sábado, os indígenas voltaram a protestar, desta vez invadindo 3 fazendas. Ontem, após reunião na Famasul, um grupo decidiu sair de duas das áreas, mas outro não aceitou acordo e decidiu permanecer com a ocupação.

Hoje, quando uma parte deixou as propriedades, os contrários a retirada, tomaram conta das 3 fazendas.

Nos siga no Google Notícias