ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

PM forma primeira turma de sargentos selecionados por tempo de serviço

Carlos Martins e Luciana Brazil | 31/01/2013 14:00
Polícia Militar conta com mais 30 sargentos em seus quadros (Foto: Rodrigo Pazinato)
Polícia Militar conta com mais 30 sargentos em seus quadros (Foto: Rodrigo Pazinato)

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, participou nesta quinta-feira da formatura de 30 policiais militares no Curso de Formação de Sargentos. Foi a primeira turma formada na modalidade tempo de serviço, de acordo com a mudança na legislação no final de 2011. Até então, os PMS podiam fazer o curso por antiguidade ou por mérito intelectual. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Campo Grande.

Conforme o comandante do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), major Emerson de Almeida Vicente, antes da mudança na legislação poderiam fazer o curso apenas soldados ou cabos mais antigos ou àqueles que fizessem uma prova (mérito intelectual) se habilitando, assim, a fazer o curso de formação para sargento. Com a mudança na lei, está habilitado na modalidade tempo de serviço o militar que atingir 26 anos de carreira (o militar de aposenta com 30 anos de serviço).

Secretário Wantuir Jacini participou da solenidade (Foto: Rodrigo Pazinato)
Secretário Wantuir Jacini participou da solenidade (Foto: Rodrigo Pazinato)

Qualificação - “O objetivo do curso é melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade e também qualificar o profissional, valorizando, assim, o serviço público”, explicou o comandante do Cefap. O curso é ministrado de forma semipresencial e engloba disciplinas teóricas e práticas relativas à atividade policial.

Em 2012 mais de 300 policiais fizeram o curso de formação de sargento na modalidade antiguidade e mérito intelectual (com duração de 6 meses). O curso é realizado com regularidade pela PM sempre que existam policiais que preencham os requisitos necessários. Já o tempo de duração do curso na modalidade tempo de serviço é de dois meses. A turma que se formou hoje conclui a formação em 20 dias, já que o curso foi ministrado de forma intensiva.

Nos siga no Google Notícias