ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

PMA e alunos recolhem 100kg de lixo na Lagoa Itatiaia

Redação | 22/03/2010 11:17

Para comemorar o Dia Mundial da Água, policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) e alunos da Escola Municipal Olívia Enciso realizaram a limpeza da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, na manhã de hoje.

Após a limpeza, que durou quase duas horas e contou com a presença de 45 pessoas, foram recolhidos cerca de 100 quilos de lixo. Os resíduos estavam concentrados ao redor da lagoa, que é muito freqüentada nos fins de semana por moradores do Tiradentes.

No lixo recolhido havia fraldas, garrafas pet, sacos plásticos, garrafas long neck, isopor, papeis, bitucas de cigarro e várias garrafas de pinga.

A sargento Eveny, da PMA, contou que além dos militares, participaram da limpeza trinta alunos e funcionários da Semed (Secretária Municipal de Educação). "Trabalhamos há alguns anos com as crianças das escolas, realizando a conscientização para a limpeza", contou a policial.

Além da limpeza na beira da lagoa, duas equipes limpavam a superfície da lagoa em barcos. O comandante da operação, tenente Clemente, explica que no fim de semana a lagoa é muito freqüentada por moradores da região e espera que a limpeza sirva de exemplo. "Há uma grande vida aquática na lagoa, esperamos que esse trabalho sirva de conscientização", ressaltou.

Na lagoa, onde a pesca é liberada, há várias espécies de peixe: Carcará, lambaris, cascudo, traíra, lobo, além de tartarugas e cágados.

A técnica da Semed, Michele Bittar, contou que o trabalho conjunto com a PMA acontece há dois anos e sempre quando há datas relativas ao Meio Ambiente são realizadas ações. "As crianças que participaram dessa limpeza na lagoa são todas moradoras das redondezas, para reforçarem a medida educativa", explica.

Além da limpeza, a "Semana da Água" conta com palestras no quartel da PMA e visitas à nascente do Prosa e o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Dia Mundial da Água - A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou, em 22 de dezembro de 1993, a resolução A/RES/47/193 para que o dia 22 de março de cada ano fosse declarado Dia Mundial da Água, a celebrar-se a partir de 1993, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no Capítulo 18 (Recursos de Água Doce) da Agenda 21.

Diferentes Estados foram convidados para consagrar este dia, no marco de um contexto nacional, por meio da celebração de atividades concretas como o fomento da consciência pública através da produção e difusão de documentos e organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas com a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos, assim como com a prática das recomendações da Agenda 21.

Nos siga no Google Notícias