ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PMA monta 13 postos para coibir pesca durante a Piracema

Redação | 03/11/2008 07:08

A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará presente em 13 postos neste ano para combater a pesca durante o período de piracema, em que os peixes sobem os rios para desovar. Nos rios da Bacia do Rio Paraná o período de defeso começou no sábado, dia 1º e no Rio Paraguai terá início no dia 5, quarta-feira próxima.

Participará do esquema de fiscalização todo o efetivo da PMA, de 326 policiais. Os postos avançados e fixos estão nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União. Cada um deles contará com três homens, munidos de barcos, que vão monitorar os cardumes.

Durante o defeso, na bacia do Paraná fica permitida a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia etc... e, somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná (não para outros rios da bacia). Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. A proibição vai até 28 de fevereiro.

Segundo a PMA, com a maior fiscalização as apreensões durante a piracema têm aumentado.  Na operação passada foram presas 74 pessoas e apreendidas 2 toneladas de pescado, contando com o que foi recolhido por falta de declaração de estoque.

Declaração

Nos siga no Google Notícias