ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PMA prende traficante e apreende 107 aves silvestres

Redação | 18/11/2010 19:55

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã apreendeu hoje, durante fiscalização no município de Anaurilândia, 107 aves silvestres. Elas seriam transportadas para fora do estado por Luciano Vitor dos Santos, morador em São Paulo (SP), que foi preso na pousada Portal das Águas.

Luciano disse aos policiais militares ambientais que desde domingo estava capturando as aves na região. Ele as levaria para São Paulo na noite desta quinta-feira.

Das 107 aves, somente 20 não eram filhotes, sendo apreendidos 35 papagaios, 38 tucanos, 13 pássaros pretos, uma arara canindé e 20 coleiras do brejo adultas. Pela primeira vez, a PMA apreende uma grande quantidade de filhotes de tucanos no estado, já que o tráfico mais comum é de filhotes de papagaios.

Desde setembro, a PMA monitora as regiões de Batayporã, Bataguassu, Três Lagoas, Novo Horizonte, Ivinhema, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia e Brasilândia para coibir o tráfico de animais. Em princípio para evitar que as aves sejam retiradas de seus habitats e também para reprimir as pessoas que costumam traficá-las.

Após o flagrante, Luciano e as aves foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Anaurilândia. Ele foi indiciado por crime ambiental.

A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção. Fora isso, o traficante também foi autuado administrativamente, recebendo multa de R$ 53,5 mil.

Os animais serão encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Amanhã, a partir das 8h, as aves já estarão no quartel da PMA da Capital para preenchimento da documentação.

Nos siga no Google Notícias