ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Polícia apreende 200 frascos de cosméticos ilegais

Redação | 13/04/2009 17:54

Operação feita entre a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Cassilândia apreendeu 200 frascos de comésticos sem registro, que eram vendidos livremente pelo município, distante 415 quilômetros de Campo Grande.

Denúncias anônimas encaminhadas à Vigilância apontavam a venda ilegal de cosméticos que não eram cadastrados junto ao Ministério da Saúde e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Investigações feitas pela Polícia indicam que os produtos eram vendidos em salões e outros estabelecimentos da cidade.

Um dos cosméticos apreendidos destina-se a eliminar "a queda de cabelos, combate a caspas, seborréia e acelera o crescimento", no entanto, não possui o referido registro, lote, nem endereço da empresa responsável pela produção.

A Lei nº 6.930/76 que regulamenta a atividade classifica como cosmético: "Produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo, tais como pós faciais, talcos, cremes de beleza, creme para as mãos e similares, máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, ruges, blushes, batons, lápis labiais, preparados anti-solares, bronzeadores e simulatórios, rímeis, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, preparados para ondular e para alisar cabelos, fixadores de cabelos, laquês, brilhantinas e similares, loções capilares, depilatórios e epilatórios, preparados para unhas e outros".

Segundo a Polícia, o nome da empresa responsável pela produção do material será preservado porque as investigações ainda estão em andamento.

Nos siga no Google Notícias