ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Polícia Civil oficializa criação de núcleo de atendimento à mulher

Christiane Reis | 16/08/2016 17:41

Portaria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, cria dentro da DGPC (Diretoria Geral da Polícia Civil) o Núcleo de Políticas Institucionais de Atendimento à Mulher vítima de Violência.

Conforme as informações oficiais, a criação do núcleo é necessária para estabelecer mecanismos eficazes de atuação no enfrentamento do combate à violência contra a mulher, além de destacar o monitoramento e a compilação de dados estatísticos que vão nortear as ações da Polícia Civil no combate e na orientação da população na questão da violência feminina.

Entre as atribuições do núcleo estão compilar e consolidar dados estatísticos sobre os crimes praticados com violência contra a mulher; acompanhar as investigações sobre os casos elaborando anuário com a resenha e o resultado das investigações tanto por região quanto de forma global, além de produzir relatórios trimestrais sobre a repressão aos crimes de violência contra a mulher no âmbito da Polícia Civil.

Ainda conforme a publicação, caberá ao núcleo coordenar com a Academia de Polícia Civil ciclo de palestra sobre o tema “Violência contra a Mulher” em todas as regiões do Estado; planejar e coordenar também com a Academia de Polícia Civil e ouvidoria da Polícia Civil orientações e cursos de especialização no atendimento à mulher vítima de violência e peculiaridades das investigações dos crimes de violência contra a mulher.

O núcleo também vai propor parcerias, ações conjuntas, estratégias comuns e convênios com órgãos da Administração Pública e iniciativa privada, para o desenvolvimento de programas e projetos de enfrentamento à violência contra a mulher e identificar as carências estruturais e de pessoal para o eficaz desenvolvimento dos trabalhos de Polícia Judiciária nas unidades que atuam na repressão e enfrentamento à violência contra a mulher.

A portaria ainda traz que o núcleo vai dispor de todos os recursos materiais e humanos do Gabinete da Delegacia-Geral da Polícia Civil, seus respectivos departamentos e assessorias. Todas as ocorrências de feminicídio, seja na forma tentada ou consumada, ou de grave violência contra a mulher deverão ser imediatamente comunicadas ao núcleo.

A publicação com todas as suas especificações está na página 08 do Diário Oficial desta terça-feira. Clique aqui para acessar.

Nos siga no Google Notícias