ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Polícia identifica 12 garotos responsáveis por 64 furtos

Redação | 15/04/2010 14:31

Um sistema de mapeamento eletrônico utilizado pela Polícia Civil para controle de criminalidade na região do Bandeira identificou 12 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos responsáveis por 64 furtos ocorridos entre janeiro e março, desde as Moreninhas até a região do Tiradentes. O sistema mostra que a maioria dos furtos ocorre durante o dia.

Agora os processos serão encaminhados à Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude)e os policiais querem chegar aos receptadores dos objetos furtados.

A maior parte dos garotos usa crack ou maconha e geralmente eles agem em duplas ou trios, explica o delegado Wellington Oliveira, que desenvolveu o sistema e o utiliza desde janeiro. Com a análise criminal, a Polícia conseguiu determinar o padrão dos crimes, as correlações entre os autores e os perfis dos alvos escolhidos. A partir das informações, a equipe de investigação identificou os garotos.

Em 80% dos casos, os infratores são reincidentes. De acordo com o delegado, os boletins de ocorrência indicam que eles usaram o mesmo "modus operandi": primeiro tocavam a campainha ou batiam palmas, esperavam alguns minutos, para identificar se havia ou não pessoas na residência.

Se fossem atendidos, pediam comida ou dinheiro, quando constatavam que não havia ninguém, os garotos arrombavam portas, portões, janelas e levavam os pertences das vítimas, dentre eles roupas, alimentos, bebidas alcoólicas, notebooks, televisores, dentre outros aparelhos eletrônicos.

Os garotos verificam as oportunidades. Geralmente os furtos ocorrem entre 6 e 11 horas e entre 14 e 17 horas, quando os moradores estão trabalhando.

Filmados

Nos siga no Google Notícias