ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Polícia indicia mais quatro apostadores de rinhas

Redação | 24/03/2009 18:40

Mais quatro pessoas ligadas à Urca (União dos Representantes de Criadores Avícolas) foram indiciadas hoje por crueldade contra animais e formação de quadrilha. Desta vez, foram responsabilizados Paulo César da Silva, Osmar Garcia Miranda, Samuel Teodoro de Souza e Euclides Ivan Feline.

Na tarde de ontem, outras cinco pessoas foram indiciadas pelos mesmos crimes: Waldevino José de Amorim, Plínio Roberto Gomes, Alan de Assunção Flores, Harley Ferreira Silvério e Pio Paz de Souza.

Nas investigações, Waldevino figura como presidente da Urca, Plínio como 1º secretário, Alan é o 2º secretário, Harley integra o Conselho Fiscal e Pio é o 2º tesoureiro da Urca.

No inquérito policial feito pela Decat (Delegacia Especializada de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), iniciado em julho do ano passado, a Polícia aponta envolvimento de 16 pessoas na exploração das rinhas, quatro foram detidas naquela ocasião.

A Urca é uma associação que existe em contrato desde 2001. No período anterior à criação desta União, os apostadores de rinhas formaram a Serca (Sociedade Esportiva Recreativa de Criadores Avícolas), cujo registro data de 1995.

A Polícia conseguiu configurar maus tratos aos animais desde o slogam existente desde a fundação da Serca, que é: "enquanto os galos brigam os homens se confraternizam".

Eles foram enquadrados no artigo 32 da legislação ambiental e também na formação de quadrilha. A lei ambiental tipifica como crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos", e a pena prevista é detenção, de três meses a um ano, além de multa.

Nos siga no Google Notícias