ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Polícia Militar Ambiental completa 25 anos de criação na próxima segunda-feira

Francisco Júnior | 17/03/2012 15:58

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais

Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)
Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul completa na segunda-feira (19) 25 anos. Várias serão realizadas em todo o Estado para comemorar a data.

A Companhia Independente de Polícia Militar Florestal foi criada pelo Comando Geral da Polícia Militar. Com sede em Corumbá, iniciou suas atividades com apenas 80 policiais militares. Basicamente, o policiamento e a fiscalização destinavam-se a coibir, de forma repressiva, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense, crime ambiental amplamente divulgado pela mídia local, nacional e até internacional, que colocava em dúvida o poder do Estado em manter a ordem no que se referia aos crimes ambientais, pois o órgão anterior perdera a guerra para os chamados “coureiros”.

Em 2000, o nome da Unidade foi mudado de Companhia Independente de Polícia Militar Florestal para Ambiental, por meio do Decreto Estadual 9773/2000, nome mais abrangente que combinava com a fiscalização que sempre fora exercida desde a criação, ou seja, todas as infrações e crimes relacionados ao meio ambiente.

Atualmente enfrentam-se entre outras infrações e crimes ambientais a pesca predatória, mas que a PMA já está conseguindo vencer, com ótimo desempenho preventivo durante a fiscalização em período de piracema e quando a pesca encontra-se aberta, fazendo com que os números de apreensões diminuam a cada ano.

A competência para que a PMA exerça a fiscalização ambiental está prevista na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul.

Além das atividades repressivas, a PMA desenvolve projetos de extrema importância na área sócio-ambiental e de Educação Ambiental, tai como o “Projeto Florestinha e Núcleo de Educação Ambiental.

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais. Na segunda-feira, às 9 horas, cerca de 100 policiais irão doar sangue no Hemosul.

Nos siga no Google Notícias