ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Polícia pede prisão preventiva de acusados de corrupção

Redação | 28/04/2008 15:19

A Polícia Civil solicitou hoje cedo à justiça a transformação em preventiva da prisão temporária de quatro dos cinco agentes que estão presos desde sexta-feira, acusados de corrupção passiva e falsificação de documentos, por envolvimento em um esquema de falicitação da saída de detentos da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande.

A providência foi tomada em relação ao ex-diretor da Colônia,  Luiz Carlos dos Santos, e aos servidores Gilmar Figueiredo, Ricardo Baís e Miguel Coelho, cuja prisão temporária vence amanhã.  Além deles, está preso Livrado da Silva Braga, que era diretor do presídio até sexta-feira,  mas no caso dele a prisão já era preventiva.

Apontada como envolvida no esquema, a filha de um detento, Ariadne Walesca Pantoja, também foi presa provisóriamente, na sexta-feira, mas no sábado foi solta. Pelas apurações que já constam do inquérito da Polícia Civil, era na conta de Waleska que eram feitos depósitos que pagariam a propina aos funcionários.

Waleska foi solta porque os policiais que cuidam do caso entenderam que não havia mais porque mantê-la na cadeia. O pai dela, Mário, foi identificado como o detento que intermediava o pagamento e teria dito à Polícia Civil que a filha apenas emprestou a conta para receber os depósitos. O sigilo bancário de Waleska já foi quebrado e ela foi indiciada por corrupção passiva.

Além dos servidores,  ao todo, 13 pessoas estão sendo indiciadas por participação no esquema, entre presos e servidores públicos. Outras 29, todos detentos, tiveram regressão de regime, ou seja, voltaram do regime semi-aberto para o fechado.

Elas devem ser investigados numa segunda fase do inquérito.A primeira fase deve ser concluída até o dia 11, envolvendo as 13 pessoas já indiciadas. O esquema garantia aos presos ofícios falsos de saída para trabalho, que eram apresentados à justiça como forma de justificar a saída dos detentos.

Segundo a reportagem apurou, em algumas situações, os ofícios eram usados até para desmentir a informação dada após operações da PM (Polícia Militar) apontando que presos não haviam sido encontrados no presídio quando deveriam estar.

Nos siga no Google Notícias