ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Polícia vai instaurar inquérito para investigar caso de racismo em restaurante

Elverson Cardozo | 24/07/2013 18:35

A Polícia Civil vai instaurar inquérito por injúria discriminatória para investigar o caso de racismo envolvendo um garçom e um cliente do restaurante Indez, em Campo Grande, no último sábado (20).

Segundo o titular da 1ª delegacia da Capital, Wellington de Oliveira, já foi expedida uma ordem para localizar as testemunhas e identificar as pessoas envolvidas no fato.

O proprietário do restaurante, Renato Marcondes, está na lista para ser ouvido, assim como o gesseiro Daniel dos Santos Araújo, 45 anos, que fez a denúncia.

A polícia quer saber se a atitude do garçom é uma pratica comum no estabelecimento ou se esse foi um caso isolado.

Entenda o caso – Neste sábado, o gesseiro Daniel dos Santos Araújo, de 45 anos, procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência pelo crime de racismo. Negro, ele alega que foi discriminado por um garçom do restaurante Indez, localizado na Antônio Maria Coelho.

No dia, o gesseiro relata que estava trabalhando em um local próximo ao restaurante e, por volta das 11h, com sede, decidiu comprar água. Por comodidade, rumou para o ponto de comércio mais próximo. Na entrada do restaurante, para se certificar, perguntou a um dos dois casais que estavam na calçada se ali vendia água. Com a resposta positiva, se dirigiu ao garçom.

Na segunda-feira (22), em entrevista ao Campo Grande News, ele relembrou o que aconteceu: “Pedi a água. Mesmo sem perguntar o preço, o garçom já falou que era R$ 3,50. Depois, ele disse que não vendiam água no restaurante e sugeriu que eu fosse a um posto no cruzamento da Espírito Santo com a Mato Grosso. O garçom disse que lá era baratinho e pertinho”.

Daniel foi ao local, comprou a mercadoria, comentou o caso a uma funcionária que o orientou a procurar a delegacia. Ele ligou para o 190, onde recebeu a sugestão de pedir que uma pessoa branca tentasse comprar a mesma garrafa de água.

A missão foi cumprida por um sobrinho (branco) da vítima de discriminação, que comprou a água por R$ 3,30 e sem problemas.

Nos siga no Google Notícias