ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ponta Porã pode perder base da Força Nacional, depois de milhões investidos

Angela Kempfer | 18/06/2011 11:34

Ponta Porã pode perder base da Força Nacional, depois de milhões investidos

Base instalada em Ponta Porã.
Base instalada em Ponta Porã.

Ponta Porã pode perder a base da Força Nacional de Segurança. Segundo o site Mercosul News, a devolução da estrutura ainda não foi oficializada, mas o comando já teria sido avisado de que deve desocupar as instalações em que se encontra a tropa.

Em 2009 foi autorizada a instalação da base em Mato Grosso do Sul, para desenvolver a missão de vigiar a região de fronteira, combater o tráfico de armas e drogas e diminuir a violência.

O grupamento aéreo da Força Nacional foi instalado no Assentamento Itamarati, como primeiro passo para política definitiva de segurança pública na região de fronteira.

Com investimento de R$ 160 milhões, a nova unidade da Força Nacional no Assentamento Itamarati vai ocupar uma área de 34,5 hectares cedida pela INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

A cessão também causou polêmica na época, porque movimentos sociais cobravam a área para assentamento de famílias sem-terra.

O Ministério Público Federal em Ponta Porã, instaurou inquérito e pediu a anulação do processo de repasse da área.

O procurador Luís Cláudio Senna Consentino, alegou que a cessão da área em princípio, parecia "um desvirtuamento da destinação das terras desapropriadas por interesse social para fins exclusivos de reforma agrária, uma vez que a construção da base aeroespacial não trará melhoria na qualidade de vida e de produção dos trabalhadores rurais assentados no Itamarati, além de frustrar a destinação originária das terras desapropriadas, que é a implementação da Política Nacional de Reforma Agrária".

Nos siga no Google Notícias