ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Por dois centímetros na altura, mulher perderá emprego obtido há seis meses

Aline dos Santos | 13/01/2015 11:10

Por dois centímetros, uma aprovada em concurso para agente penitenciário pode perder o emprego público conquistado há seis meses. A mulher de 36 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, foi excluída na etapa de exame de saúde e antropométrico, quando a régua mostrou que tinha 1m58 em vez dos 1m60 exigidos no edital do concurso público de provas e títulos para o cargo de técnico penitenciário da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Com liminar, ela pôde prosseguir na seleção, acabou aprovada em todas as fases e foi nomeada. Contudo, em dezembro, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão.

Ela conta que leu a exigência, mas conhece pessoas de sua altura aprovadas em outros concursos mesmo sem cumprir esse tamanho mínimo. “Acho ridículo. Exigir uma coisa para uns e não para os outros”, conta, apreensiva com a possibilidade de perder o emprego em um presídio do interior.

A cassação da liminar no mandado de segurança foi decidida pela 2ª Seção Cível em 18 de dezembro do ano passado. Relator do processo, o desembargador Marcelo Câmara Rasslan afirmou que o requisito de altura mínima, previsto no edital, caracteriza-se constitucional.

A justificativa é de que o disposto na Lei nº 2.518/2002, com a nova redação dada pela Lei n.º 4.490/2014, manteve a exigência de altura mínima, não afrontando, dessa forma, o princípio constitucional da legalidade administrativa.

Para o relator, “fica evidente na descrição do cargo que a impetrante deveria desenvolver suas atividades em circunstâncias que demandariam força e porte físico, ficando justificada, portanto, a exigência de altura mínima”.

A defesa vai recorrer contra a decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça). De acordo com o advogado Cristiano Bueno do Prado, um fundamentos será de que a aprovada passou por todas as fases, assumindo o cargo quando convocada. O fato de exercer a função seria prova da aptidão à vaga. O advogado também vai solicitar ao STJ que a mulher seja mantida no cargo até o fim do processo.

Segundo Cristiano, situação semelhante no mesmo concurso teve outro desfecho pelo TJ/MS. Uma candidata ao cargo de psicóloga também seguiu no processo seletivo por força de liminar. Posteriormente, a decisão foi mantida pelo TJ e ela assumiu o cargo mesmo tendo 1m58 de altura. Ou seja, dois a menos do que o exigido no edital.

Nos siga no Google Notícias