ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Por prazo maior em financiamento, caminhoneiros ameaçam nova greve

Caroline Maldonado | 07/10/2015 10:54
Última paralisação dos caminhoneiros ocorreu em abril deste ano (Foto: Arquivo/Marcelo Calazans)
Última paralisação dos caminhoneiros ocorreu em abril deste ano (Foto: Arquivo/Marcelo Calazans)

Sem acesso a benefício que ficou acordado com o Governo Federal, após a última manifestação em abril, caminhoneiros ameaçam nova paralisação nos próximos dias. Eles reclamam do aumento de 4% no preço de venda do diesel, válido desde quarta-feira (30) e o fato de os bancos não estarem cumprindo a normativa para ampliar o tempo de financiamento de veículos. Além disso, afirmam que não está sendo cumprida na íntegra a Lei dos Caminhoneiros, pois não há pontos de parada nas estradas para que os motoristas possam fazer intervalos.

Ocorre um “empurra-empurra” quando o assunto é o refinanciamento do Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), na avaliação do primeiro suplente do Fórum Nacional de Dicussão Do Transporte no Centro-Oeste, Lúcio Lagemann.

“O Governo Federal falou que prorrogaria por um ano os financiamentos, mas os bancos se negam a fazer isso. Temos informação de dentro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de que tem a normativa para que se faça isso, mas não está sendo cumprido. Alguns exigem a venda de produtos casados, como seguros, para poder dar o benefício”, explica Lúcio.

Segundo o representante do Fórum, na última quarta feira (30) houve reunião com diversas entidades para tratar do assunto. No encontro, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alegou que não recebeu a instrumentação que detalha alteração nos financiamentos e o BNDS, por sua vez, diz que enviou a normativa.

Em função disso, os transportadores estão se articulando para paralisação nas estradas de Mato Grosso do Sul. “Pode ocorrer a manifestação ainda essa semana, estamos nos preparando e discutindo para fazer isso da melhor maneira possível.

“A população precisa saber que o Governo Federal fez a Lei dos Caminhoneiros, mas não criou condições para que os trasportadores fizessem o cumprimento. Isso não existe, porque não tem pontos de parada”, reclamou Lúcio, ao destacar que a concessionaria da rodovia não se responsabilidade e o Governo diz que não fará porque não tem recurso. “Um joga a culpa no outro. O governo diz que não vai fazer e se a Polícia Federal resolver multar vai multar todo mundo, porque o trabalho não está ocorrendo conforme a lei”.

Caso os transportadores comecem nova greve, esta será a terceira deste ano. A última ocorreu em abril. O movimento é nacional e já teve paralisação em rodovias de Santa Catarina e Paraná, na segunda-feira (5). Os caminhoneiros pedem ainda o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), segundo o portal da Rádio Rural, de Santa Catarina.

Nos siga no Google Notícias