ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Portaria do Ministério da Saúde quer estimular leitos de retaguarda em MS

Fabiano Arruda | 30/08/2012 13:10
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concede entrevista nesta quinta em Campo Grande. (Foto: Minamar Junior)
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concede entrevista nesta quinta em Campo Grande. (Foto: Minamar Junior)

A portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira, visa estimular a criação e manutenção aos leitos de retaguarda das unidades de urgência e emergência na rede pública em Mato Grosso do Sul.

A explicação foi dada pelo ministro Alexandre Padilha durante assinatura de convênio com os 78 municípios do Estado na manhã de hoje em Campo Grande.

A ideia é reservar leitos, para que pacientes em recuperação de procedimentos cirúrgicos, não sejam ocupados por outras demandas e, com isso, desafogar o alto fluxo nos prontos socorros.

“O Ministério da Saúde dobra o valor da tabela SUS desde que o leito fique de retaguarda, reservado. São recursos que vêm vinculados com a melhoria do atendimento à população, metas claras e serviços humanizados”, comentou.

Além disso, a portaria destinará verba para custeio e manutenção de prontos socorros, organizar o atendimento já existente, investimentos para UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e incentivos à rede de atenção básica.

“O Ministério da Saúde passa mais recursos para atendimento da saúde à família para dar maior qualidade no atendimento e redução do tempo de espera. Então, os recursos estão vinculados aos resultados”, explica.

Portaria - Os recursos da portaria publicada pelo Ministério nesta quinta totalizam R$ 82,7 milhões e fazem parte da etapa I do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências em Mato Grosso do Sul.

Serão contemplados 18 municípios: Alcinópolis, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. O maior valor é para Campo Grande, com R$ 69 milhões.

Nos siga no Google Notícias