ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Posto de saúde é referência para atendimento, diz IBGE

Redação | 31/03/2010 08:34

Os postos de saúde são as unidades de serviço médico mais procuradas pelos brasileiros. Num levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado hoje (31), esses centros foram apontados como referência por 56,8% dos entrevistados, à frente de consultórios particulares (19,2%) e de ambulatórios de hospitais (12,2%).

Segundo a pesquisa, o posto é normalmente procurado por pessoas pertencentes às classes mais baixas. O estudo também revelou que 25,9% dos cerca de 180 milhões de brasileiros têm plano de saúde e que 77,2% dos que vão aos postos públicos recebem até um quarto do salário mínimo.

Além disso, 11,8% dos entrevistados recorreram a farmácias, ambulatórios de clínicas ou de empresas, pronto-socorros ou o agentes comunitários em busca de serviços de saúde.

De acordo com a pesquisa, 58,6% dos atendimentos foram realizados em instituições públicas. Dos entrevistados, 86,4% julgaram o atendimento (na rede pública e privada) como bom ou muito bom. E entre as pessoas que informaram não terem sido atendidas na primeira vez, 3,8% alegaram que não havia vagas ou médicos (36,4%) disponíveis.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, avalia que embora o Sistema

Nos siga no Google Notícias