ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pré-matrícula na rede estadual será pela internet nas 79 cidades

Flávia Lima e Leonardo Rocha | 23/11/2015 09:03
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta diz que 0800 deve ser utilizado apenas para quem tem dúvidas ou não dispõe de internet. (Foto:Marcos Ermínio)
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta diz que 0800 deve ser utilizado apenas para quem tem dúvidas ou não dispõe de internet. (Foto:Marcos Ermínio)

A Secretaria de Estado de Educação deu início, na manhã desta segunda-feira (23), ao período de pré-matrículas para alunos do ensino Fundamental e Médio que desejam mudar de escola ou frequentar pela primeira vez a rede estadual de ensino.

Este ano o processo será feito 100% através da internet com o objetivo de agilizar o trabalho. No entanto, a secretária de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, ressalta que apenas as escolas localizadas na área urbana dos 79 municípios contam com o sistema eletrônico, portanto, nas 17 escolas da área rural e indígenas a pré-matrícula deve ser presencial.

Para quem utilizar o processo digital, os sites que devem ser acessados para efetuar a pré-matrícula são o www.sed.ms.gov.br e www.matriculadigital.ms.gov.br. Ao efetuar o processo, será gerada uma senha, que deve ser guardada até janeiro, quando haverá o período de confirmação.

A pré-matrícula acontece até o dia 8 de janeiro. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance entre os dias 10 e 22 de janeiro.

O acesso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando um computador, tablet ou smartphone. Quem encontrar dificuldades ou tiver dúvidas quanto ao processo ou não tiver acesso a internet, a secretária orienta que entre em contato através do telefone da central de atendimento, que é o 0800-647-0028. Apenas em último caso as secretarias das escolas urbanas devem ser procuradas para a realização da pré-matrícula.

Maria Cecília garantiu que o Estado vai trabalhar para que a primeira opção de escola feita pelo aluno, que terá três opções, seja atendida. “Vamos fazer de tudo para que ele seja atendido conforme seu desejo”, diz.

Caso contrário, a secretaria vai buscar a segunda alternativa de local feita pelo site. Ao todo a rede estadual conta com 255 mil alunos e 365 escolas.

No dia dez de janeiro o aluno deve acessar o site onde fez a pré-matrícula e com a senha gerada anteriormente, o estudante saberá para qual escola foi designado. Para efetuar a matrícula, ele deverá ir na secretaria dessa unidade escolar, entre os dias 11 e 14 de janeiro.

Se a matrícula não seja efetivada no prazo estipulado, a vaga será destinada a outro candidato. Não estará assegurada a vaga para o candidato quando as informações fornecidas na pré-matrícula não corresponderem à documentação apresentada no ato da efetivação da matrícula.

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá apresentar, na secretaria da escola para qual foi designado, os seguintes documentos:

– cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade;
– guia de transferência e histórico escolar (quando necessário);
– comprovante de residência;
– carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador);
– inscrição no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), caso o candidato informe que é doador voluntário de medula óssea;
– quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição);
– laudo médico ou atestado (se o estudante possuir necessidades específicas).

Nos siga no Google Notícias