ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Prefeita e senador buscam 'compromisso' por brasiguaios

Redação | 05/05/2010 15:19

Há dois dias buscando recursos e soluções em Brasília para a situação dos brasiguaios acampados à beira da BR-163, em Itaquiraí, a prefeita Sandra Cassone (PT) e o senador Delcídio do Amaral (PT) conseguiram o compromisso do ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) em ajudar de forma imediata a resolver a situação das famílias.

A pressão por recursos continua e deve acontecer também em outras frentes. Segundo o senador, foi solicitada uma reunião com a Casa Civil da Presidência da República. A reunião deve acontecer nos próximos dias.

O governo estadual também deve ser mobilizado. "Vou entrar em contato com o governador André Puccinelli para que o governo do Estado mobilize todas as suas forças e nos ajude a encontrar uma solução definitiva. Temos que envolver todos os setores porque a cada dia chega uma nova família ao acampamento e a situação pode fugir do controle", alerta Delcídio.

O problema envolve aproximadamente dois mil brasileiros que foram expulsos do Paraguai e estão vivendo em situação precária, sem água, luz, alimentos e as mínimas condições de higiene, em barracas de lona montadas na rodovia BR 163, à 15 quilômetros da cidade.

"A situação é desesperadora", alerta a prefeita. "Essas pessoas eram donas das terras onde produziam no Paraguai. Muitas delas adquiriram a propriedade há mais de 30 anos. Lá elas constituíram família, ergueram casas, compraram carros e até máquinas agrícolas. Hoje eles estão acampados à beira da estrada e a prefeitura não tem a menor condição de atendê-los com infraestrutura e serviços como saúde, segurança e educação ", relata Sandra Cassone.

Nos siga no Google Notícias