ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Prefeitura abre 41 sindicâncias para apurar falta de guardas municipais

Edivaldo Bitencourt | 03/09/2013 16:21

A Guarda Municipal de Campo Grande instaurou, conforme publicação nesta terça-feira no Diário Oficial do Município (Diogrande), 41 sindicâncias administrativas contra os agentes patrimoniais municipais. Todas serão presididas por Judite Bertulino Né Barros.

Conforme os decretos de 261 a 302, assinados pelo comandante da corporação, coronel bombeiro Jonys Cabrera Lopes, a comissão tem 30 dias para concluir os levantamentos. Ele explicou que a maior parte é por falta ao serviço.

O coronel disse que o procedimento “é normal”. E explicou que a sindicância é a ferramenta para esclarecer os eventuais desvios de conduta dos guardas municipais. Contudo, destacou que o número é “ínfimo” diante do efetivo total, de 1,4 mil agentes.

“Se for culpado, o guarda municipal pode ser suspenso de um a dois dias”, ressaltou Jonys Cabrera.
Ele contou que o número de faltas diminuiu bastante desde que o prefeito Alcides Bernal (PP) alterou o decreto que permite o pagamento de um número maior de plantões. Antes, conforme a resolução do município, independente dos plantões, os guardas só recebiam por nove plantões. Agora, eles recebem pela média que realizam por mês, de 14 a 15 plantões.

Como o salário passou a ser maior, o número de bicos diminuiu e, consequentemente, a quantidade de faltas.
A Guarda Municipal não é o único setor a enfrentar uma “onda” de sindicâncias na atual gestão por falta ao trabalho. A Secretaria Municipal de Saúde instaurou 102 procedimentos contra médicos, que não estariam cumprindo a jornada de trabalho estipulada no contrato.

Nos siga no Google Notícias