ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Prefeitura de Caarapó combate câncer e diabetes

Redação | 16/11/2010 11:53

Hoje (16) tem início a campanha de prevenção do câncer do colo uterino e do diabetes mellitus, em Caarapó. A prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza as atividades nas unidades de saúde da família. A campanha contra diabetes segue até sexta-feira (19) e contra o câncer, até 17 de dezembro.

Em relação ao câncer do colo uterino, a orientação é que mulheres com idade entre 20 e 59 anos procurem os postos de saúde para fazer o exame preventivo até 17 de dezembro. A detecção precoce do câncer de colo uterino ou das alterações celulares precursoras do câncer possibilita um tratamento adequado e a possibilidade de 100% de cura.

Os resultados estarão disponíveis de 15 a 20 dias após a coleta.

Conforme o Ministério da Saúde, vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo, à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.

A campanha de prevenção e orientação sobre o diabetes mellitus será feita a partir da orientação dos agentes de saúde que vão busca as pessoas com risco de desenvolver a doença para alertá-las e encaminhá-las as unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias