ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Prefeitura deve suspender cobrança por emissão de boleto

Redação | 05/08/2010 15:10

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou que a prefeitura de Coxim suspensa à cobrança de tarifa por emissão de boleto ou carnê de arrecadação municipal.

O cidadão que pagar pela tarifa, de acordo com a recomendação, pode exigir a devolução do valor cobrado, inclusive em dobro, além da multa fixada em lei estadual.

A promotora de Justiça do Consumidor, Camila Augusta Calarge Doreto, se baseou no artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor para fazer a recomendação.

Segundo parte do artigo, são nulas de pleno direito, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas injustas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé.

A promotora também se baseou no artigo 1º da lei 3.523/2008, que proíbe a cobrança de tarifa por emissão de carnê de pagamento ou boleto bancário em Mato Grosso do Sul.

Além da suspensão da cobrança, a promotora orientou o município fixar a cópia da recomendação em local acessível ao público, no prazo de 10 dias.

Com informações do site Edição MS

Nos siga no Google Notícias