ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Prefeitura monitora recuperação de árvores centenárias

Redação | 22/01/2010 12:00

Uma empresa do setor ambiental venceu o processo licitatório para realizar o trabalho de recuperação de 80 árvores da área central da cidade. Os técnicos da empresa estão sendo monitorados pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Os serviços de poda, adubação e fertilização das árvores do canteiro central da avenida Afonso Pena foram realizados e uma figueira localizada na esquina da avenida com a rua Padre João Crippa, recebeu tratamento especial de escoramento e recuperação, porque estava com 60% de comprometimento da raiz.

A espécie vegetal vai ter um acompanhamento de técnicos ambientais por seis meses, para verificar se está ocorrendo o rebrotamento e a revitalização da mesma.

A equipe ambiental se concentra nas atividades na avenida Mato Grosso. "Os trabalhos estão mais lentos na Mato Grosso por causa das chuvas e, também, porque o posicionamento das árvores é mais problemático, elas estão aneladas e com pouca área livre para fazermos a recuperação", esclarece Orsival Júnior, chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes da Semadur.

Além do desgaste natural provocado pelo tempo e pela ação das pragas, as árvores recebem maus-tratos que afetam sua integridade. "As pessoas, muitas vezes, costumam gravar nomes e desenhos nas árvores, causando injúrias e prejuízos à espécie vegetal", denuncia Júnior.

O chefe da Divisão de Áreas Verdes enfatiza a importância do projeto de revitalização das árvores. "Elas são os cartões-postais da cidade, a população está valorizando mais esse tipo de ação porque está crescendo a consciência ambiental".

Nos siga no Google Notícias