ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Prefeitura muda programa de merenda, após ação do MPF

Redação | 27/07/2010 14:18

Por recomendação do MPF (Ministério Público Federal), a prefeitura de Coronel Sapucaia, município a 400 km de Campo Grande na fronteira com o Paraguai, fez mudanças no programa de alimentação escolar, que funciona com recursos públicos federais. Segundo o MPF divulgou, o município não tinha qualquer controle sobre o fornecimento e utilização dos produtos da merenda escolar.

A ação do MPF baseou-se em fiscalização da CGU (Controladoria-Geral da União), em em novembro do ano passado. Um inquérito civil público sobre o assunto instaurado pelo procurador da República Luís Cláudio Senna Consentino para apurar os fatos evidenciou que nem a Secretaria de Educação nem as escolas tinham registro da distribuição ou recebimento dos alimentos. Na visão do MPF, isso significa que não havia fiscalização sobre a correta aplicação dos recursos públicos. Somente até julho deste ano, a prefeitura recebeu repasses de R$ 100 mil do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Ministério da Educação.

Também não havia nutricionista acompanhando o preparo da merenda nem representante das comunidades indígenas do município na composição do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), o que contrariava a previsão legal.

O que foi feito - Após a expedição de recomendação pelo MPF, a Secretaria de Educação passou a fazer maior controle do recebimento e das condições de armazenagem dos produtos, função atribuída a um responsável em cada escola.

Uma nutricionista foi contratada para acompanhar semanalmente as escolas e analisa a preparação e a higiene dos produtos, bem como promove a capacitação das merendeiras e organiza os cardápios.

Foram eleitos, ainda, dois representantes indígenas para o CAE (Elias Lopes e Ananis Lescano), pela comunidade indígena reunida na escola municipal

Nos siga no Google Notícias