ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Prefeitura pode cobrar pela coleta de entulhos em 2010

Redação | 17/12/2009 17:40

A Prefeitura Municipal de Campo Grande encaminhou hoje a minuta do projeto de lei de resíduos da construção civil ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. Um dos objetivos é instituir uma taxa para cobrar dos grandes geradores, no caso, de restos de materiais de construção.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marco Antônio Moura Cristaldo, serão construídos 10 pontos de apoio para a coleta de entulhos para receber o material dos pequenos geradores. A poder público poderá obter mais R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal para dobrar o número de locais para receber os entulhos.

Os cerca de 600 carroceiros serão os principais parceiros do projeto. Eles estão sendo cadastrados e receberão apoio do município para encaminhar os restos de materiais de construção, galhos de árvores e móveis inservíveis para os locais.

Além deles, os pequenos geradores não pagariam para despejar o material dentro dos locais de apoio. Cada local será cercado, terá uma guarita para fiscalizar o acesso e será arborizado.

No entanto, os grandes geradores vão pagar uma taxa. O valor ainda não está definido. Cristaldo citou que cada caçamba paga R$ 100 em São Paulo, onde os moradores já pagam pela coleta de lixo.

Isto significa que o morador deverá pagar mais pela caçamba para coletar os entulhos, restos de materiais de obras de construção ou reforma. Além da taxa da caçamba, ele deverá arcar com o tratamento para o destino final do resíduo sólido. "

Nos siga no Google Notícias