ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Prefeitura quer imunizar 56 mil idosos contra a gripe

Redação | 25/04/2009 10:22

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), abriu nesta manhã a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, com a expectativa de imunizar 56.485 pessoas com mais de 60 anos de idade.

O ato de abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Iracy Coelho. Na ocasião, o prefeito destacou a importância da imunização das pessoas da "melhor idade".

"Com a vacina, o organismo fica mais protegido, principalmente nesta época do ano, em que há muita incidência de doenças respiratórias, devido às queimadas e à baixa umidade do ar", enfatizou.

A vacinação prossegue até dia 8 de maio em toda a rede pública, totalizando 70 salas de imunização.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, um treyler percorrerá vários pontos da cidade, para que a população tenha acesso fácil à vacinação.

Ainda de acordo com o secretário, a vacinação diminui em 40% o número de internações por doenças respiratórias e pelo menos 60% dos óbitos pelo mesmo motivo.

Conforme Mandetta, os postos de saúde de Campo Grande registraram aumento de 40% em seu movimentos, devido às doenças respiratórias causadas pela estiagem. A vacina, para os idosos, pode ajudar a reverter este quadro, segundo o secretário.

Na Capital, 70.606 idosos estão dentro da faixa de idade de vacinação. A meta é imunizar pelo menos 80% deste total com a vacina contra a gripe.

Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é vacinar 178 mil idosos.

Quem já tomou a vacina sabe das vantagens para o organismo.

"Antes, eu só vivia gripada, depois que passei a tomar vacina, a gripe não me pega mais", contou a aposentada Isabel Batista Mota, de 73 anos, integrante do projeto Viver Legal da Secretaria Municipal de Saúde.

Os mesmos benefícios foram sentidos pela vizinha e amiga de dona Isabel, a também aposentada Maria Ramona Gumarães, de 69 anos. "Nunca mais tive gripe forte", informou.

Neste sábado, a vacina será oferecida nos seguintes locais: Praça Ary Coelho, centros regionais de saúde do Tiradentes, Universitário, Moreninha III, Aero Rancho, Guanandy, Coophavila II, Vila Almeida e Nova Bahia.

Também estará disponível nas unidades básicas de saúde dos bairros Coronel Antonino, Iracy Coelho, 26 de Agosto, no Comper Ypê Center, Comper Jardim dos Estados, Comper São Francisco, Comper Barão do Rio Branco, Comper Rui Barbosa, Comper Zahran, Comper Júlio de Castilho, Comper Brilhante, Comper Bandeirantes, Comper Tamandaré, Wall Mart, Extra, Carreforur, Atacadão Costa e Silva e Atacadão Coronel Antonino.

Nos siga no Google Notícias