ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Presa quadrilha que aliciou 80 para prostituição em MS

Redação | 15/04/2010 09:58

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira cinco suspeitos de integrar quadrilha que aliciava jovens e adolescentes em 6 estados para trabalhar em duas casas noturnas de Mato Grosso do Sul e uma de Minas Gerais. Segundo a PF, desde o início do ano passado, pelo menos 80 mulheres foram aliciadas.

A operação, batizada de Ateneia (deusa virgem), foi deflagrada na manhã de hoje em casas de prostituição de Aparecida do Taboado e Paranaíba, além de Frutal e Uberlândia, em Minas, e no Tocantins na cidade de Araguaína, distante 376 km ao norte de Palmas.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Araguaína.

Não foi especificado o número exato de meninas encontradas nesses locais durante a operação, mas a Polícia Federal estima que entre 15 e 30 menores foram aliciadas nos Estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, São Paulo e Bahia, para trabalhar em MS e MG.

A principal articuladora do grupo seria a dona das 3 casas de prostituição, e seu filho, encarregado de falsificar os documentos e auxiliar a mãe na administração dos bordéis.

Os aliciadores ganhavam um percentual por garota atraída para o esquema.

Rodízio - A estimativa era de uma garota aliciada por semana. Para sempre oferecer sempre uma menina nova aos clientes, era feito rodízio entre as casas de MS e Minas.

As meninas eram abordades em praças, lanchonetes e até na porta de escolas. Já as mulheres mais velhas, eram abordadas em bares e boates.

"As vítimas dos aliciadores tem em comum o fato de serem muito pobres, morarem em locais miseráveis, sem perspectivas de ascensão social ou profissional. Para algumas mulheres,ofereciam empregos e para outras propunham a prostituição abertamente", explica a PF em nota.

Para convencer as garotas, a maioria pobre, era feita a promessa de trabalho em casas de famílias, com bons salários, alimentação e passagens, mostram as investigações.

"Escravas" - Segundo a PF, a quadrilha falsificava documentos e fazia dívidas de alto valor em nome das garotas, que também eram mantidas sob vigilância e sofriam agressões morais e físicas caso ameaçassem denunciar a situação.

Um dos casos é de garota que depois de sofrer um aborto, apanhou e foi expulsa de uma das casas de prostituição.

As que ficavam velhas, segundo a Polícia Federal, passavam a integrar o bando ou eram expulsas, sem indenização ou condições de voltar aos estados de origem.

Execução - A PF também suspeita que a quadrilha tenha assassinado um dos seus integrantes. Ele teria sido morto por ter dado informações sobre o paradeiro de uma das vítimas aliciadas para a mãe da garota e prestado informações para agentes da PF sobre o funcionamento do esquema de falsificação de documentos.

Além do crime de tráfico de pessoas e de falsificação de documentos, os cinco presos serão indiciados pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Para as maiores de idade será oferecida a possibilidade de retorno a seus lares. As menores terão sua situação avaliada pelo Juizado da infância e Juventude, Conselho Tutelar e demais autoridades competentes dos locais onde se encontram as casas de prostituição", detalha a Polícia Federal de Araguaína, responsável pela operação.

Nos siga no Google Notícias