ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Preservação ambiental pode render isenção de imposto

Redação | 20/07/2009 15:43

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições para proprietários rurais que desejarem obter desconto no ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural). Se comprovarem proteção ambiental da propriedade, eles podem obter até 100% de isenção no imposto.

Para conseguir a isenção é necessário apresentar um documento chamado de ADA (Ato Declaratório Ambiental), obtido junto ao Ibama de cada Estado. Ele é um benefício concedido aos proprietários rurais que protegem suas áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal.

Produtores que já tiverem o documento e quiserem a isenção do imposto podem se cadastrar pelo site do Instituto até o dia 30 de setembro.

O beneficio da isenção é estendido também para propriedades com áreas de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), AIE (Áreas de Declarado Interesse Ecológico), e Asfas (Áreas de Servidão Florestal ou Ambiental), que estiverem declaradas junto ao Ibama como compensação da Reserva Legal.

No Estado - De acordo com o Ibama/MS, cerca de 20 mil propriedades rurais declararam suas áreas protegidas em 2008. Em 2006, apenas 16 mil propriedades haviam sido declaradas.

Campo Grande é o terceiro município do Estado com maior número de declarações do ADA, com 856. O primeiro município da lista é Paranaíba, com 1.321 propriedades incluídas no sistema.

O terceiro lugar é de Camapuã, com 837 inscritos. Em seguida está o município de Três Lagoas, com 831, e Corumbá, com 750 propriedades que possuem atestado de proteção.

Nos siga no Google Notícias