ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Presidente aposta em acordo para índios desocuparem Assembleia Legislativa

Thiago de Souza e Leonardo Rocha | 25/11/2015 14:29
Indígenas pedem fim da CPI do Cimi e ações para demarcações de terras. (Foto: Marcos Ermínio)
Indígenas pedem fim da CPI do Cimi e ações para demarcações de terras. (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Júnior Mochi (PMDB), disse, no início da tarde de hoje (25), que designou a Polícia Legislativa para negociar com os cerca de 70 indígenas que ocuparam a casa de leis no final da manhã desta quarta-feira, a fim de que busquem um entendimento.

O parlamentar disse que a Assembleia não tem estrutura para que os indígenas pernoitem alí. “A casa não oferece condições e em outras situações parecidas houve um entendimento”, declarou Mochi.

Questionado sobre o que faria se não houver entendimento com os índios, o presidente da casa disse que não pensou nada a esse respeito e que “vamos buscar a paz na conversa”.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Zé Teixeira (DEM), afirmou que ele já acionou a Sejusp (Secretaria de Estado e Segurança Pública) sobre a ocupação dos índios na Assembleia.

O chefe de segurança da ALMS, coronel Figueiredo, disse que a segurança vai ficar postada no local mas não vai tomar nenhuma atitude. “Isso parte de uma descisão da presidência da casa. Se houver alguma mudança de procedimento nós avisaremos", avisou o militar.

Os índios das aldeias Moreira, Bananal, Córredo do Meio e Alves de Barros cobram celeridade nas ações da CPI do Genocídio e o fim da CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Eles prometem ficar no local até amanhã, quando deverão acompanhar a sessão parlamentar.

Os indígenas disseram que o deputado Zé Teixeira ficou de marcar uma reunião na quarta-feira entre os índios e o governador do Estado Reinaldo Azambuja para discutir o Sepat, um fundo criado para aquisição de terras para indígenas.

Nos siga no Google Notícias