ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Presidente da Funai pede exoneração; motivo seria tratamento de saúde

Nyelder Rodrigues | 07/06/2013 19:25

A presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marta Maria do Amaral Azevedo, pediu exoneração ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Conforme nota emitida pela Funai, a decisão de Marta Maria foi tomada por causa de problemas de saúde, precisando passar por tratamento médico incompatível com a agenda de presidente do órgão.

O cargo será ocupado interinamente por Maria Augusta Assirati, diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), que ingressou na Funai a convite da presidente.

A saída de Maria Marta acontece cerca de um ano após substituir Márcio Meira. Ela cai em plena crise na entidade, responsável pelos estudos de demarcações de terras que motivaram as ocupações em fazendas de Sidrolândia, culminando em conflitos armados.

Durante os conflitos, índios ficaram feridos, sendo que Osiel Gabriel, de 35 anos, levou um tiro e morreu. O disparo teria sido feito pela polícia, durante a ação de reintegração de posse no dia 30 de maio.

Ruralistas acusaram a Funai de ser uma das incentivadoras de tais ocupações e resistência dos indígenas, e em resposta, o Governo Federal diminuiu os poderes da Funai na questão de demarcações, acrescentando aos trabalhos também a Embrapa.

Nos siga no Google Notícias