ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Presidente de Conselho perde mandato por defender tratamento de leishmaniose

Gabriel Neris | 18/12/2012 15:37
Cão Scooby apresentava ferimentos provocados pela leishmaniose (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)
Cão Scooby apresentava ferimentos provocados pela leishmaniose (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)

A presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), Sibele Luzia de Souza Cação, teve o mandato cassado por unanimidade depois de defender o tratamento da leishmaniose em cães. Também foi declarada a sua inelegibilidade no período de quatro anos.

O MPF/MS (Ministério Público Federal) entrou com uma representação contra o CRMV-MS depois de Sibele ter defendido o tratamento de cães portadores de leishmaniose, em torno da polêmica envolvendo o cão Scooby, há quatro meses, que foi arrastado do bairro Aero Rancho até o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), apresentando a doença.

Com a decisão, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (17), a presidência do CRMV-MS deve ser assumida pelo vice-presidente, Eduardo Arteiro Marcondes.

“Ele (Scooby) representa o exemplo concreto do que nós estamos defendendo há tempos, de que o tratamento, quando bem aplicado, resulta na cura clínica do animal, não colocando o ser humano em risco, pois outros dispositivos são utilizados, além da administração de medicamentos, como o uso de coleira repelente contra o flebótomo, verdadeiro transmissor da doença”, comentou Sibele na época.

De acordo com a assessoria de imprensa do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), o órgão e os 27 Conselhos Regionais entendem que o tratamento da leishmaniose em animais “está efetivamente proibido, pois, atualmente, não existe nenhum medicamento fabricado ou certificado no País que seja eficaz no tratamento e na cura da doença em animais”.

O posicionamento do CFMV atende a determinação do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que classifica a eutanásia como único recurso seguro no combate à doença.

“Dessa forma e com base nos esclarecimentos citados, o CFMV entende que o posicionamento adotado pela ex-presidente do CRMV/MS contrariou os aspectos técnicos e éticos do tema, vulnerabilizando a sociedade e confrontando o papel institucional e social do Sistema CFMV/CRMV’s”, se pronunciou o órgão, através de nota oficial.

Procurada pela reportagem do Campo Grande News, Sibele disse que não tem conhecimento do conteúdo do inquérito e aguarda cópias do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). A presidente do CRMV-MS disse ainda que se manifestará somente na próxima sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias