ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Presidente Dilma convoca ministros para discutir conflitos de terra em MS

Nyelder Rodrigues | 31/05/2013 18:51

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta noite no Palácio da Alvorada com ministros para discutir os conflitos indígenas no Brasil. A conversa foi solicitada depois da morte de Oziel Gabriel, terena baleado durante desocupação da Fazenda Buriti, em Sidrolândia.

Estão presentes os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Também participam o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes.

Segundo a agência de notícias do Governo Federal, a preocupação é geral. No Pará, um grupo de índios ocupou o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Depois de quatro dias, eles concordaram em deixar o local. Mas, para isso, foi feito um acordo com o governo federal.

Na terça-feira passada uma comissão de Mato Grosso do Sul esteve com a ministra Gleisi Hoffmann, para cobrar medidas efetivas em relação a disputa por terras. Mas o grupo, formado por 18 deputados estaduais, saiu frustrados do encontro, porque não conseguiu a promessa de suspensão dos processos de demarcação aqui no Estado.

Hoje, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil também voltou a cobrar do governo federal a suspensão das demarcações de terras indígenas.

Para a entidade, os processos demarcatórios devem ser interrompidos até que o Supremo Tribunal Federal se manifeste sobre a obrigatoriedade das 19 condicionantes impostas pela Corte para aprovar a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, sejam aplicadas a outros processos demarcatórios de reservas indígenas.

(atualizada às 22h55 para correção de informações)

Nos siga no Google Notícias