ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Presidente nacional da OAB pede apuração rigorosa sobre morte de juíza no RJ

Fabiano Arruda | 12/08/2011 17:20

Ophir Cavalcante participou de conferência de Direito nesta sexta em Campo Grande

É preciso adotar tolerância zero para este tipo de situação”, diz presidente da OAB nacional.
É preciso adotar tolerância zero para este tipo de situação”, diz presidente da OAB nacional.

Em Campo Grande para participar de uma conferência de Direito, realizada no Rubens Gil de Camillo, o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, pediu nesta sexta-feira apuração rigorosa sobre a morte da juíza Patrícia Acioli, executada a tiros na porta da casa dela, na localidade Timbau, em Piratininga, na região de Niterói (RJ).

Segundo ele, a sociedade brasileira, de regime democrático, não pode viver um momento “de surto” e pediu proteção aos que fazem cumprir a lei no País.

“A OAB está solidária com a magistratura e entende que este foi um recado do crime organizado à sociedade. Temos de reagir e se nada for feito outros tombarão. Não devemos é recuar, pelo contrário, precisamos mostrar ao crime organizado que eles não vão derrotar a Justiça”, afirmou Ophir.

Ele também sugeriu que Polícia e Ministério Público acompanhem os casos dos magistrados em todo País que mais sofrem ameaça, sobretudo, os que lidam com crimes hediondos e milícias. “É necessário monitoramento constante destas situações”, completou, defendendo, ainda, uma força-tarefa na região onde a juíza foi assassinada.

Para o presidente nacional da OAB, o sistema judiciário brasileiro está sendo colocado em xeque com o crime. “É preciso adotar tolerância zero para este tipo de situação”, cobrou.

Segundo levantamento preliminar divulgado nesta sexta pela CNJ (Conselho Nacional de Justiça) o Brasil tem pelo menos 87 magistrados ameaçados e nem todos estão sob escolta ou proteção policial.

O nome da juíza Patrícia Acioli não estava entre os 13 magistrados sob ameaça que constam de lista enviada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao CNJ.

Segundo a corregedora, o assassinato da juíza mostra que o Poder Judiciário pode estar “cochilando” na garantia da segurança de juízes e desembargadores.

Segundo a Polícia Militar do Rio, a magistrada estava dentro do carro, na porta de sua casa, em Niterói, quando homens armados passaram e atiraram várias vezes contra ela.

Patrícia Acioli era responsável por julgar crimes de homicídio em São Gonçalo, segundo município mais populoso do estado, e conhecida por sua atuação contra a violência cometida por policiais militares da região.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, o crime será investigado pela Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias