ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Presídios federais poderão receber "delatores"

Redação | 16/10/2009 07:50

Presídios Federais poderão receber "réus colaboradores", que são os presos beneficiados pela delação premiada. O diretor do Depen (Departamento Nacional do Sistema Penitenciário), Wilson Damázio, afirma que o projeto está em estudo, no entanto, ainda serão feitas visitas às unidades prisionais para avaliar a implantação da mudança.

Damázio explica que trabalha na elaboração do acordo de cooperação, que deverá ser firmado com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a PF (Polícia Federal).

Caso a medida seja adotada, os delatores ficarão em vivências separadas. Todas as penitenciárias federais têm quatro alas. "São quatro vivências que parecem quatro presídios", explica o diretor.

Para Damázio, a assinatura do convênio poderá promover aumento do número de "réus colaboradores" e, consequentemente, maior esclarecimento de crimes. Ele acredita que o acordo dará mais garantia às testemunhas.

Juntos, os quatro presídios, de Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), têm capacidade para receber 832 detentos. Atualmente, existem 350 homens nas unidades, que chegaram a abrigar 650.

Dos 350 detentos, cerca de 130 estão em Campo Grande. Para que um presidiário cumpra pena em uma unidade federal precisa haver vaga, o juiz de origem do processo do preso deve pedir ao juiz federal da unidade, que defere ou não.

Conforme Damázio, existem 500 pedidos para transferência em análise.

Nos siga no Google Notícias