ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Presos em delegacias devem ser transferidos para presídios até 2018

Filipe Prado | 01/12/2015 20:34
Reunião definiu cronograma para desativar cadeias das delegacias(Foto:Divulgação)
Reunião definiu cronograma para desativar cadeias das delegacias(Foto:Divulgação)

Os presos custodiados em delegacias de Mato Grosso do Sul devem ser transferidos para presídios da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) até 2018. O processo deve ser gradativo, começando com os condenados pela Justiça. A decisão foi tomada durante reunião entre a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e órgãos da Polícia Civil e Militar.

A reunião traçou estratégias para diminuir o número de internos nas delegacias do Estado. O secretário da Sejusp, Sílvio Maluf, e o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda, buscaram um acordo para acabar com a superlotação nas delegacias.

Ficou acertado na reunião que em 120 dias será apresentado um plano estratégico para a retirada gradativa dos internos, sendo que a absorção total deve ser feita até dezembro de 2018 e será realizada a compra de tornozeleiras eletrônicas, para monitorar presos em regime aberto e semiaberto.

Como estratégia a curto prazo, a Coordenadoria da Vara de Execuções Penais fará a retirada dos presos condenados pela Justiça, que estão detidos em delegacias, para os presídios do Estados. Outra medida é acelerar o processo dos réus para as unidades da Agepen e se reunir a cada 90 dias para avaliar o andamento das propostas apresentadas.

Três novas unidades prisionais devem ser construídas em Campo Grande, sendo duas masculinas e uma feminina, aumentando 1,6 mil vagas nos presídios.

Participaram da reunião o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria do Estado, Defensoria Pública, Delegacia Geral da Polícia Civil, Comando Geral da Polícia Militar, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e Sindicato dos Policiais Civis.

Nos siga no Google Notícias