ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Presos trabalham na reconstrução de presídio destruído em rebelião

Christiane Reis | 30/08/2016 17:27
A rebelião começou no dia 4 de agosto e durou 16 horas. (Foto: Ta Na Mídia Naviraí)
A rebelião começou no dia 4 de agosto e durou 16 horas. (Foto: Ta Na Mídia Naviraí)

Depois de ter várias áreas da unidade prisional destruídas em rebelião do dia 4 de agosto, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está reconstruindo o local com a força de trabalho dos próprios internos, considerando os que atendem os requisitos para serem beneficiados, uma vez que a cada três dias trabalhados eles têm um menos na pena.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) fez o levantamento e concluiu que seriam necessários R$ 1,058 milhão para a reforma. A agência espera reduzir os custos pela metade, com a iniciativa e a expectativa é que a obra acabe em 120 dias.

“Vamos usar o trabalho da Agesul como parâmetro, mas vamos trabalhar com administração direta e mão de obra prisional, estimamos reduzir 50% do custo”, reforçou o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stroppa. Segundo ele, algumas áreas já foram recuperadas e ao menos 20 internos participaram até agora.

Stroppa não informou quantos internos vão integrar o grupo de operários, disse apenas que eles vão sendo requisitados conforme a necessidade e que serão chamados os que atenderem requisitos como ter qualificação profissional, já ter cumprido pelo menos seis meses da pena e ter comportamento exemplar, para citar alguns. Atualmente a unidade prisional conta com 450 presos e a capacidade é para 300.

Ainda segundo o diretor-presidente já estão funcionando os consultórios dentário, médico, sala do psicólogo, do assistente social, além da água e energia e foram restabelecidos logos após a rebelião. “Priorizamos o bem-estar dos presos, agora estamos trabalhando para possibilitar o banho de sol e na sequência o restabelecimento da visita”, disse. Ele também não informou quando a visita deve ser restabelecida.

Rebelião - A rebelião teve início dia 4 de agosto e durou 16 horas e deixou dois mortos. Na época o presídio ficou com a estrutura bem comprometida e presos, que estariam ligados à rebelião, foram transferidos para os presídios de Campo Grande e Dourados.

O estopim da rebelião teria sido a disputa de facções pelo domínio do crime organizado na região sul do Estado. Tudo começou no início da tarde de quinta-feira, após o banho de sol, quando os presos se recusaram a retornar para as celas e deram início a uma briga entre eles, que evoluiu para a rebelião.

Nos siga no Google Notícias