ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Primavera começa no fim de tarde e clima ainda ameno

Redação | 22/09/2009 16:47

Oficialmente a Primavera começa no fim de tarde desta terça-feira. Como se ensina já nas séries iniciais, a "estação das flores" neste ano também será de muito calor.

No primeiro dia, a temperatura é amena em Campo Grande. Com a chuva que tem caído nos últimos dias, os termômetros marcam 23ºC, mas podem subir para 27ºC, até sexta-feira.

O mesmo patamar da Capital hoje é registrado em quase todas as regiões do Estado, com exceção do Sul, onde a temperatura média foi de 19ºC.

Mas segundo meteorologistas o que vem pela frente é de "derreter asfalto", com até 41ºC em cidades da região pantaneira, especialmente em Corumbá, que já começou a sofrer com o calor.

Depois do inverno mais chuvoso dos últimos 66 anos, segundo o CPTec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o fenômeno El Nino deve provocar aumento da umidade relativa do ar e eventuais temporais devido à chegada de frequentes frentes frias.

O aquecimento cíclico natural das águas do oceano Pacífico, batizado de El Nino, vai provocar também uma das primaveras mais quentes dos últimos tempos, prevê a meteorologia, perdendo apenas para o ano passado, quando em outubro a máxima registrada em Mato Grosso do Sul foi de 42,4ºC.

A última vez que o fenômeno ocorreu foi de 2006 a 2007 e no verão passado foi o La Nina que produziu efeitos, causando estiagem de fevereiro a abril, o que afetou as lavouras e a pecuária.

Neste ano as temperaturas mais altas serão registradas no Oeste e Norte, Campo Grande, Aquidauana, Paranaíba e Cassilandia. A maior incidência de raios ultraviolentas gera alerta para que a população evite exposição e o câncer de pele. A temperatura máxima deve chegar aos 40ºC em Coxim, 39º em Campo Grande, 36ºC em Três Lagoas e 34ºC ao Sul.

A combinação pode ser ruim para a população, mas é considerada perfeita para a floração de árvores, garantem os paisagistas.

Só flores - Proprietário de uma floricultura na avenida Mato Grosso, Carlos Roberto Rosa, de 48 anos, afirma que a estação influencia na qualidade das plantas, que "florescem mais bonitas".

Para ele, apesar de datas como o Dia dos Namorados e as festas de final de ano apresentarem melhores resultados para as vendas, o início da primavera tem um significado especial. "

Nos siga no Google Notícias