ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Prisões aumentam e assassinatos diminuem em período de festas

Bruno Chaves | 03/01/2014 17:34
Para delegado, período de festividades foi "tranquilo" em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Para delegado, período de festividades foi "tranquilo" em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)

Balanço final da “Operação Boas Festas”, realizada pela Polícia Civil nas semanas de Natal e Ano Novo no Estado, revela que o número de prisões em flagrante aumentou 13% de 2012 para 2013. Já a quantidade de homicídios dolosos em Mato Grosso do Sul diminuiu 27,2%.

Os dados da operação, realizada entre os dias 16 de dezembro de 2013 e 3 de janeiro de 2014, foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo assessor de comunicação interino da Polícia Civil, delegado Sérgio Luiz Duarte.

“Os festejos natalinos e de virada do ano foram tranquilos em Mato Grosso do Sul, sem ocorrências graves que chamam a atenção da população. Foram 19 dias de trabalho, cujo objetivo principal era levar sentimento de segurança à população”, afirmou, apesar de terem sido registrados 12 homicídios só entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro deste anO.

Sérgio destacou que nas passagens de Natal e Ano Novo, o efetivo de escrivães e investigadores dobrou nas Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e do bairro Piratininga, que são plantonistas da Capital, assim como nas delegacias regionais do interior do Estado.

Números – Durante a “Operação Boas Festas” foram 633 autos de prisão em flagrante; aumento de 13% na comparação com o ano de 2012, quando 560 pessoas foram presas em flagrante.

Das prisões, 180 foram por embriaguez ao volante. No ano anterior, apenas 164 motoristas haviam sido flagrados dirigindo em estado de embriaguez.

Dos motoristas embriagados, 24 foram flagrados na Capital. Em 2012, 21 condutores bêbados foram autuados pela polícia no período de festas.

No período da operação, a Polícia Civil registrou 40 homicídios dolosos em Mato Grosso do Sul. Esse tipo de crime caiu 27,% em comparação com 2012, quando 55 pessoas foram assassinadas no Estado. Em Campo Grande, a quantidade de homicídios dolosos caiu 53,8%, de 13 para seis.

Além disso, a polícia cumpriu 166 mandados de prisão em todo o Estado.

“O resultado da operação foi positivo e os números demonstram que o plano de operações deu certo”, comentou o delegado.

A “Operação Boas Festas” contou com apoio de policiais do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e do SIG (Serviço de Investigações Gerais) das Depacs do Estado.

Nos siga no Google Notícias