ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Procurador pede em audiência rigor na apuração sobre TRT

Redação | 01/12/2010 14:45

O procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho) Paulo Douglas Almeida de Moraes se manifestou hoje, na audiência pública sobre o funcionamento da Justiça em Mato Grosso do Sul, para pedir ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) "rigor e serenidade" na investigação sobre representação feita por ele contra o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) Abdalla Jallad.

Na representação, o procurador acusa Jallad, que está prestes a se aposentar, de ter tentando intervir favoravelmente ao frigorífico JBS/Bertin, em uma ação na qual foi determinada a redução em 50% do abate de bois na unidade de Naviraí. A decisão foi em razão de problemas no sistema de refrigeração no local.

Jallad, conforme o procurador denunciou, teria ligado para ele e para o juiz do caso, Antônio Avelino, para pedir que agissem pela retomada do abate.

O CNJ abriu um procedimento de investigação sobre o caso, que corre em segredo de Justiça. O TRT divulgou que fez uma investigação interna e que, em julgamento acompanhado por representante do MPT, a conduta do desembargador foi considerada regular.

Por causa dessa decisão, foi solicitado ao CNJ que todos os desembargadores do TRT passem a ser investigados, por terem apoiado o magistrado acusado de atitude irregular.

Durante a audiência no TJ, o procurador Paulo Douglas disse que esse tipo de situação preocupa "especialmente" o MPT, por ocorrer em um estado onde, nas palavras dele, há muita gente advogando para "poderosos".

O procurador destacou que a realidade regional em relação a garantias trabalhistas ainda é complicada, "com muitos trabalhadores ganhando pouco mais que o mínimo".

Nestas condições, afirmou, é muito grave a ingerência de outros poderes sobre a Justiça do Trabalho e sobre o MPT, que, argumentou, tem o dever de proteger o trabalhador.

Nos siga no Google Notícias