ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Procuradoria Geral diz que servidores estaduais já tiveram reajuste anual

Ricardo Campos Jr. | 11/05/2015 17:54
Governador tem amparo legal para não conceder reajuste neste ano (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Governador tem amparo legal para não conceder reajuste neste ano (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

A Procuradoria-Geral de Mato Grosso do Sul emitiu parecer afirmando que o governo não deve reajustes para as 25 carreiras do funcionalismo público e suas respectivas categorias funcionais contempladas por aumentos concedidos no final de 2014. No entendimento do setor, as medidas representaram antecipação da revisão geral de 2015.

O documento foi redigido após análise solicitada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização tendo em vista a aproximação da data-se dos servidores (1º de maio). A pasta sustentou que esses reajustes ainda tiveram percentuais de acréscimo superiores ao índice de inflação acumulado no período de um ano.

Conforme a decisão, o reajuste referente ao ano de 2014 foi publicado em lei no dia 27 de maio de 2013. “Essa lei foi editada fixando-se as tabelas de todas as categorias para maio de 2013. No entanto, já demonstrando o exercício de uma liberalidade de antecipar reajustes e revisões, fixou para determinadas categorias tabelas reajustadas para vigência em maio e outras para dezembro de 2014”, diz a análise da procuradora Fabíola Marchette Sanches Rahim, avalizado pelo procurador-geral do Estado, Adalberto Neves Miranda.

As tabelas, ainda conforme o parecer, previram “expressamente que os valores das tabelas correspondiam à aplicação dos índices futuros de revisão salarial geral e de reajuste setorial, a título de correção de distorções”.

Não receberam reajuste a partir do final do ano passado as carreiras de procurador do estado, cargos comissionados, tributação, arrecadação e fiscalização, educação superior e profissionais da educação básica, especialista em educação e professor leigo.

Debate – Federação dos Servidores Públicos Estaduais, representada por 12 sindicatos, reivindica reajuste salarial fixado em 12% pela categoria, sendo 8% em função da inflação e 4% de ganho real.

O secretário de Governo e presidente do Fórum dos Servidores Públicos, Eduardo Riedel, se reuniu na semana passada com a entidade. Ele apontou que um aumento de 10% foi dado aos servidores em dezembro de 2014, antecipando o reajuste.

Em contrapartida, o presidente da federação, Rudney Vera de Carvalho, afirma que o valor foi uma “reposição e distorções salariais”, que variaram de 20% a 200%. O presidente ainda assegurou que o reajuste pode ser negociado. “Podemos conseguir este reajuste com diálogo e articulação”.

Diante do impasse, uma nova reunião foi marcada para amanhã. “Nós vamos analisar e discutir a questão financeira do Estado para saber se podemos ou não conceder este novo reajuste”, esclareceu Riedel.

Nos siga no Google Notícias