ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Produção de grãos no Cone Sul viabiliza construção de ferrovia em MS, diz Murilo

Bruno Chaves | 01/08/2013 16:12

O Cone Sul do Estado concentra a maior produtividade nas áreas de grãos, de desenvolvimento e de agropecuária. Por causa desses fatores, segundo o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PMDB), a Ferroeste constatou que a instalação de uma ferrovia em Mato Grosso do Sul é viável.

“O estudo da Ferroeste é compatível com a rentabilidade que a rodovia vai dar, ou seja, que compensa construir a rodovia nessa região do Conesul. Terá o retorno do investimento”, afirmou Murilo, nesta quinta-feira (1º) ao participar de reunião sobre o tema.

Em cinco anos, um novo ramal da Ferroeste deverá se concluído no Estado. O investimento na execução do projeto, de acordo com o estimado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), é de R$ 7,3 bilhões.

O intuito da instalação da linha férrea em Mato Grosso do Sul é o barateamento do escoamento da produção agrícola no Estado.

Murilo contou que o traçado da ferrovia, que passará por Dourados, será fundamental para o desenvolvimento da região. De acordo com o prefeito, duas ferrovias, Norte Sul e Ferroeste, vão se interligar em Dourados.

Para o prefeito, o encontro entre autoridades políticas e representantes das ferrovias servirá para alinhar as ideias fazer com que todos pensem de uma mesma forma.

“Havia uma duplicidade de uma parte política puxando para a Norte Sul e outra puxando para a Ferroeste”, explicou o prefeito ao dizer como eram as primeiras ideias.

De acordo com o governador André Puccinelli (PMDB), a execução do projeto será financiado pelo Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e a ferrovia do Estado melhorará a logística da distribuição da safra, além de baratear o escoamento.

Nos siga no Google Notícias