ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Produção de lixo cresce mas coleta seletiva não emplaca

Redação | 08/01/2010 14:28

Com acréscimo diário de mais de 700 toneladas, a gigantesca montanha de resíduos, localizada na saída para Sidrolândia, dá a dimensão do problema do lixo em Campo Grande.

Enquanto para a maioria - a quem a questão se resume apenas a colocar as sacolas de detritos em frente de casa - o lixo só se tornou uma dificuldade entre o fim de 2009 e o início deste ano, quando as lixeiras permaneceram cheias diante da ausência de coleta, o Poder Público ensaia campanhas que atraiam a adesão da população, sem muito sucesso.

Nos últimos cinco anos, foram várias tentativas frustradas. Em 2007, foi lançado o maior projeto. O pedido era simples: o lixo reciclável deveria ser colocado em sacolas laranja, que, posteriormente, seriam recolhidas por catadores cadastrados pela prefeitura. A proposta não vingou.

Neste ano, haverá mais uma tentativa. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) vai implantar a coleta seletiva, com um caminhão recolhendo os materiais de porta em porta, no segundo semestre. A partir do mês que vem, terão início as ações de divulgação, incluindo curso para professores, agentes comunitários e associações de moradores.

Para o mês de março, a proposta inclui a ativação do primeiro Ecoponto, no Jardim Bálsamo. O local receberá material reciclável recolhido por carroceiros e sucateiros, como restos de construção, podas de árvores, sofás velhos, além de resíduos perigosos (pilhas, baterias e lâmpadas). O material será comprado pela empresa que administrará o ponto.

Do diálogo ao revólver

Nos siga no Google Notícias