ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Produtores de Picadinha se mobilizam contra quilombola

Redação | 12/11/2009 10:16

Produtores rurais do distrito de Picadinha, em Dourados, começaram a se mobilizar para tentar impedir o governo federal de demarcar uma área quilombola no local. No sábado de manhã, a associação dos moradores do distrito e o Sindicato Rural fazem protesto na Praça Antonio João para chamar a atenção da população sobre o processo de demarcação desencadeado pelo Incra. A área já passou por vistoria e o relatório está em Brasília, esperando o decreto de desapropriação, que deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neri Decian, vice-presidente da associação, disse que 56 produtores rurais podem ter as terras demarcadas como área quilombola. Ele disse que o governo federal está próximo de cometer uma "injustiça" com os produtores, que moram há meio século no distrito de Dourados. Durante o protesto, os moradores do distrito vão coletar assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado à Superintendência Regional do Incra.

O trabalho de identificação da área de 3.746 hectares começou neste ano, após várias tentativas dos moradores de impedir o levantamento. Os técnicos do Incra só conseguiram fazer o trabalho por ordem da Justiça Federal e sob escolta da Polícia Federal. As 15 famílias descendentes do ex-escravo Desidério Felipe de Oliveira moram atualmente em uma área de 40 hectares.

Nos siga no Google Notícias