ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Produtores discutem legislação ambiental em Bonito

Redação | 06/02/2009 19:29

Produtores rurais de Bonito se reuniram hoje no Sindicato Rural da cidade para discutir e apresentarem propostas relacionadas à legislação ambiental e harmonização do meio-ambiente. A iniciativa é do projeto GEF Rio Formoso em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Para os produtores, a oportunidade foi interessante, afinal, foram debatidas idéias de preservação ambiental sem agressão a natureza. A presidente do Sindicato, Sandra Soares, informou que os produtores querem respeitar a natureza, mas também precisam tirar da terra o seu sustento.

A conservação ambiental deve estar aliada com a melhora da qualidade de vida e o poder público deve estar atento a isso, de acordo com Adílio Miranda, diretor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Ele ainda ressalta que um dos grandes problemas é a questão do lixo que não tem um direcionamento específico.

Apesar de vários debates, os produtores destacaram como crucial o fato de serem oferecidas poucas condições para eles trabalharem. Segundo o produtor Jorge Soares Figueiredo, as autoridades devem conciliar a teoria com a prática e principalmente com a realidade econômica para que a legislação seja cumprida à risca.

Atualmente muitos produtores reclamaram que tem como alternativa mínima a ação de descascar mandioca, congelar e vender barato para que os mercados repassem a mercadoria aos consumidores. Ovos não podem ser vendidos, muito menos leite e carne de porco e para aqueles que desejam fazer isso, o problema são os altos impostos que inviabilizam qualquer negociata.

Ao fim da reunião, os técnicos do Imasul apresentaram suas propostas que serão rediscutidas no seminário 'Harmonização e Legislação Ambiental', que acontece na próxima quinta-feira (12), no hotel Paraíso das Águas, em Bonito.

Nos siga no Google Notícias