ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Professor pedirá impeachment de reitora da UFMS ao MPF

Redação | 30/11/2010 16:19

Chefe do Departamento de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o professor Cezar Augusto Carneiro Benevides pretende abrir processo de impeachment contra a reitora da instituição, professora doutora Célia Maria da Silva Oliveira.

Cezar argumenta que em outubro deste ano, a reitora entrou com representação no MPF (Ministério Público Federal) o acusando de ter se beneficiado com a compra de um acervo de livros, feita em meados de 2006. Foram comprados aproximadamente 2,5 mil livros de uma coleção da professora Nanci Leonzo, que também leciona no curso de licenciatura em História da instituição.

Como Nanci e Cezar viveram juntos entre o fim da década de 80 e início da década de 2000, a reitora atribui ao relacionamento um jogo de interesses por parte do professor em adquirir o acervo. Ele repudia o fato de que uma relação afetiva seja enfocada numa questão tão delicada.

"O acervo da professora Nanci é muito rico e até já foi elogiado pelo MEC [Ministério da Educação]. São obras que ela vinha adquirindo desde a época em que foi acadêmica de História na USP [Universidade de São Paulo], ou seja, um arquivo que abrilhantou o departamento", ressalta Benevides.

O professor afirma que a perseguição de Célia contra ele começou quando os dois disputaram reitoria da UFMS, em 2008, e ela venceu a eleição. Desde então, uma série de acusações e retaliações vieram à tona, conforme Cezar.

A princípio, a reitora chegou a culpar os dois professores do departamento de História pelo sumiço de vários dos livros comprados do acervo.

Nos siga no Google Notícias