ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Professores do Estado programam paralisação pela democracia no dia 10

João Humberto | 01/06/2016 18:45
Representantes de todo o Estado se reuniram hoje à tarde na Fetems e decidiram paralisar atividades em Dia Nacional de Luta (Foto: Assessoria Fetems)
Representantes de todo o Estado se reuniram hoje à tarde na Fetems e decidiram paralisar atividades em Dia Nacional de Luta (Foto: Assessoria Fetems)

Nesta tarde, cerca de 450 trabalhadores em educação de Mato Grosso do Sul, entre eles os delegados dos 73 sindicatos filiados a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), aprovaram, em assembleia geral da categoria, na sede da entidade, um dia de paralisação nas redes estadual e municipais de ensino, programada para acontecer na sexta-feira da próxima semana, 10 de junho, Dia Nacional em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia. A mobilização está marcada para acontecer na praça do Rádio Clube, às 9h.

Roberto Magno Botareli Cesar, presidente da Fetems, esclarece que durante a assembleia geral foram debatidos assuntos relacionados às perdas de direitos na educação pública, após as recentes declarações e decisões do atual governo interino de Michel Temer. Por esse motivo, segundo ele, os professores entendem que a democracia precisa ser soberana e “a nossa entidade irá aderir ao Dia Nacional de Luta. Vamos trabalhar para paralisar as unidades escolares e faremos uma grande mobilização em defesa dos nossos direitos aqui em Campo Grande”.

Durante a assembleia realizada nesta quarta-feira, a funcionária administrativa da educação, Lindinalva de Melo, que há 18 anos é agente de limpeza na rede pública de ensino de Três Lagoas, afirmou que o momento é de mobilização e muita luta. Ela destacou que não é filiada a nenhum partido político e com a ajuda das políticas de valorização recentes conseguiu comprar sua casa. “Vi os professores do meu município pararem de andar de bicicletas e terem seus carros, além de muitas outras coisas, mas o principal é irmos para as ruas conscientes do que o atual governo está propondo, questões assustadoras como se aposentar aos 65 anos. Como vamos aguentar?”, questionou.

Na mobilização os professores cobrarão o fim do piso salarial e da hora-atividade, da reforma da previdência e da aposentadoria especial dos professores. A classe também é contra a privatização das escolas públicas, através das organizações sociais e da militarização, além de ser desfavorável à retirada da obrigatoriedade dos recursos da educação pública (18% da União e 25% dos Estados e Municípios) da Constituição Federal.

Botareli acrescenta que a categoria ainda é contrária à alteração do regime de partilha na exploração do Pré-sal que destinaria recursos para a educação e saúde, contra a entrega de riquezas naturais como o petróleo, para o capital estrangeiro, e contra a Lei da Mordaça, que defende o encaminhamento à cadeia dos professores que debaterem em salas de aula questões de religião, sexualidade (conscientização, igualdade de gênero, violência contra a mulher, homofobia e etc.) e política.

Nos siga no Google Notícias