ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Professores presos fazem pesquisa desde 2007 no Pantanal

Redação | 18/06/2009 14:59

Os professores brasileiros presos ontem pela Polícia Federal na região de Corumbá são responsáveis por uma pesquisa do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista , no campus de Rio Claro (SP).

O estudo é feito em parceria com o Departamento de Geociências da Universidade do Arizona (EUA), de onde são os outros profissionais presos nessa quarta-feira.

Eles estão desenvolvendo uma pesquisa no Pantanal sul-mato-grossense que começou pela Serra do Amolar, em novembro de 2007.

Em entrevistas anteriores sobre o estudo, o professor Aguinaldo Silva explicou que o projeto prevê em um primeiro momento "algumas coletas na Lagoa Vermelha, onde serão levantadas todas as características da Lagoa Vermelha, em termos de ambiente, de biótica para entender qual o período da Lagoa, quando evoluiu e como e para onde vai futuramente."

Foi justamente nesse local, que o grupo foi preso ontem. A intenção também era estudar a região do Nabileque, de Cáceres, do Taquari, do Rio Vermelho e São Lourenço, elém do Pantanal de Aquidauana.

A previsão é que a pesquisa fosse desenvolvida até 2012.

A Polícia Federal considera a pesquisa irregular por não haver autorização especifica para o trabalho. Os dois estrangeiros pegos no Pantanal também tinham vistos de turistas e por isso não poderiam estar a trabalho no Brasil.

Foram presos os brasileiros Fabrício Aníbal Corradini e Aguinaldo Silva, e os norte-americanos Mark Andrew, Kelly Michael Went e Michael Mathew McGlue.

O professor Aguinaldo também integra a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), lotado em Corumbá.

A reitoria da instituição não comenta as prisões, diz apenas que o pesquisador está atualmente ele tem trabalho pela Unesp e autorizado para pesquisas no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias