ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Profissionais brasileiros preenchem as 28 vagas dos Mais Médicos em MS

Ricardo Campos Jr. | 12/02/2015 16:47

Todos os 13 municípios de Mato Grosso do Sul que solicitaram profissionais do programa Mais Médicos em 2015 foram contemplados, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (12) pela assessoria do Ministério da Saúde. Foram abertas 28 vagas para o estado e houve aprovados para todas.

Nessa primeira fase puderam fazer a inscrição apenas brasileiros. Os selecionados devem se apresentar até o dia 20 nas localidades para a qual foram designados. Se perderem o prazo, são excluídos do programa e a vaga será redistribuída na segunda chamada.

Somente em Campo Grande foram abertas 10 vagas. Amambai, Caarapó, Deodápolis, Jardim, Ladário e Miranda pediram dois médicos, cada. Já Aquidauana, Corguinho, Coxim, Dois Irmãos, Jaraguari e Nioaque solicitaram apenas um profissional.

De acordo com o Ministério, os selecionados serão um reforço nas unidades básicas de saúde. A capital sul-mato-grossense faz parte do rol das 91% das cidades que tiveram 100% das vagas preenchidas, o que representa um quantitativo de 1.181 municípios de 1.294 inscritos.

Outras 46 tiveram a solicitação parcialmente atendida e 67 ainda não conseguiram atrair nenhum médico. Destas, 30 cidades não foram escolhidas por nenhum profissional dentre as quatro opções disponíveis.

Também pleitearam vagas 12 Distritos Indígenas. Um deles em Mato Grosso do Sul, que conseguiu ter a demanda preenchida. Somente um não conseguiu. O Ministério da Saúde não informou em qual estado a situação ocorreu.

Os inscritos tinham três formas de ser beneficiados pelo programa. A primeira delas era tendo vantagem de 10% nas provas de residência médica caso tenha conceito satisfatório em seu percurso educacional. A segunda teria os benefícios do programa. Na terceira, eles decidem continuar atuando nos municípios interioranos por mais três anos além do obrigatório. Em Mato Grosso do Sul, cinco aprovados estão sob essas condições.

Nos siga no Google Notícias