ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Profissionais da saúde realizam mesa redonda sobre Alzheimer no dia 21

Anny Malagolini | 01/09/2011 17:52

O encontro será na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), às 19h30.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória. (Foto: ilustração)
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória. (Foto: ilustração)

No dia 21 de setembro acontece em Campo Grande uma mesa redonda formada por profissionais da área da saúde, em debate sobre ao Mal de Alzheimer. O encontro acontece na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), a partir das 19h30, e é aberto ao público.

Participará do evento o vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), o dentista Marco Polo, que é especialista em odontogeriatria. Em congresso realizado em agosto deste ano, no Estado do Pará, Marco Polo foi eleito vice-presidente nacional da Abraz, junto com a psicóloga Fernanda Gouveia Paulino, que foi eleita presidente da associação.

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) existe com intuito de auxiliar os familiares e “cuidadores” dos idosos que possuem esta síndrome. O objetivo da Abraz é “passar informação”, é o que diz o vice-presidente da Abraz nacional, Marco Apolo. Ele ainda conta que a instituição serve para que familiares e “cuidadores” de pessoas que possuem o Alzheimer possam aprender mais sobre a doença. E que saibam que a medicação não é a única forma de tratamento.

Doença- O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória e de outras capacidades mentais, a medida que as células nervosas (neurônios) morrem e diferentes áreas do cérebro se atrofiam. Por este motivo, se tornou um dos principais objetos de estudo da medicina moderna.

O primeiro e mais comum sinal entre os portadores da síndrome é a perda de memória, que muitas vezes são confundidas com problemas da idade. Com o passar da doença outras áreas são afetadas, como aprendizagem e coordenação motora, confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor e falhas na linguagem.

Em um estado mais avançado, o paciente começa a se afastar da realidade. Mas é importante ressaltar que cada portador da síndrome sofre de forma diferente e única, por isso, a doença de Alzheimer pode se manter não diagnosticada durante anos.

A Abraz é uma instituição sem fins lucrativos, e todos os seus integrantes realizam um trabalho voluntário. Para fazer parte ou doações ligue: 0800 55 1906.

Nos siga no Google Notícias