ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Programa irá oferecer nas escolas serviços de saúde e prevenção da Aids

Paula Vitorino | 28/11/2011 12:24

Sete escolas públicas de Campo Grande terão o Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de oferecer atenção integral à saúde dos estudantes. Um dos trabalhos desenvolvidos será a educação sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da Aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), o objetivo é expandir o programa para mais escolas da Capital e do interior do Estado. O projeto é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).

Os diretores, coordenadores e professores das escolas participantes estão recebendo capacitação para trabalhar com o tema, por meio de jogos, dinâmicas e palestras. A ideia é que estes profissionais orientem os estudantes para que sejam multiplicadores dos métodos de prevenção da Aids e outras doenças, além de gravidez.

O programa começa a ser aplicado em 2012, mas uma das escolas participantes, Profª. Thereza Noronha de Carvalho, do Parque Lageado, já começou a trabalhar os temas do Programa.

Aproveitando o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no próximo dia 1º de dezembro, a escola trabalhou o tema “Saúde e Prevenção nas Escolas: atitudes para curtir a vida” durante a Feira Cultural, desenvolvida por estudantes do segundo ano do ensino médio do período noturno.

Durante a feira, eles apresentaram um curta-metragem de própria autoria, abordando métodos anticoncepcionais e gravidez, além de distribuir folhetos explicativos sobre DST/Aids.

Outras seis escolas estaduais participantes: 26 de Agosto, Antonio Delfino Pereira, Adventor Divino de Almeida, 11 de Outubro, Blanche dos Santos Pereira e Amélio de Carvalho Baís.

Nos siga no Google Notícias